quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hábitos criados na infância são importantes para a preservação do meio ambiente

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1480960-7823-HABITOS+CRIADOS+NA+INFANCIA+SAO+IMPORTANTES+PARA+A+PRESERVACAO+DO+MEIO+AMBIENTE,00.html

Este link é de uma matéria do dia 09/04/2011, do MGTV, emissora GLOBO. 
Não existe nenhuma novidade nisso, porém este é o nosso trabalho, conscientizar. E isso só se consegue com a repetição, principalmente na infância. O que é o caso de nossa matéria. 
Familias imbuídas na iniciativa da reciclagem, estão passando adiante este conhecimento em casa para seus filhos desde bem cedo. Isto é primordial e muito importante, pois o aprendizado acontece como o ato de ler e escrever, cedo, pra que aconteça orgânicamente. Um habito natural.  Mas este ato de reciclar é só o efeito de um outro fenômeno que vem sendo estudado também já a algum tempo.  O consumo desmedido. 
Estamos agora falando da causa.Vivemos uma época em que a base da sociedade é o consumo. A evolução galopante da tecnologia vem criando facilidades, entretenimentos, comodismos, que tem que ser usufruídos por alguém. Quem é este alguém, nós! O marketing agressivo de nossas mídias estão covardemente impondo a população que o status social é o de consumo. Se você não tem a geladeira de ultimo modelo, está aquém de seu vizinho. Se não possui o carro da hora, não tem chance de ter a mulher ideal. O intrigante disso é que este tipo de informação entra, ou melhor invade as nossas casas sem pedir licença a todo instante, nos afogando e nos massacrando deixando-nos com nossa alto-estima péssima, se não nos defendermos. 
Enquanto isso a educação fundamental, base de capacitação de todo cidadão está segregada e restrita a poucas escolas privadas e raríssimas publicas. 
Ao passo que milhões de jovens vem  cada vez se superficializando, se tornando mais fúteis, modistas e medilcres e sem princípios. Mesmo que suas familias tentem ainda ensina-los com valores de humildade. Humildade! Como respeitar humildade, se o conceito é, o melhor é quem tem mais, possui mais, ostenta mais. Coitados desses pobres pais remanescentes do século passado em que ainda se aprendia sobre respeito ao próximo e humildade. Hoje aprende-se sobre respeito a natureza. E como vou amar a natureza se não amo meu semelhante. 
Quando acontece um massacre como o de Realengo as pessoas julgam o assassino sem nenhum escrúpulo ou antecedentes. E quem será que foi esta criança que hoje se rebela contra a natureza sancionando a ordem natural da evolução privando meninas de terem o direito de procriar e continuar sua espécie no mundo. O que fez com que aquele jovem com seu discurso fanático religioso se sentisse um mártir, quase querendo se comparar a Jesus Cristo?  Talvez estivesse sendo também massacrado pelos indicadores sociais, acreditando que pertencia à um extrato social insuficiente para ser considerado feliz, e politicamente correto ecologicamente falando.    
É importantíssimo todo esse esforço dos pais em conscientizar seus filhos, sobre todas essas coisas. Que reciclar dentro de casa importante, mas saber que é apenas  um minimizador dos males causados pelo ser humano. E não podemos nos esquecer que temos o direito de evoluir junto com o mundo. Acompanhando seu ritmo. Se este mundo cria tecnologias que torna tudo muito mais rápido, tem que criar também condições da população se capacitar ao mesmo passo. E eu digo todos de maneira justa, não uma minoria privilegiada.  Continuaremos ensinando nossos filhos os conceitos ambientais, mas não vamos deixar nos encurralar por esta opressão marketeira disfarçada de liberdade de expressão, mídia, seja lá o que for.  
Em nome da Vidalô! eu digo isto principalmente aos adultos.
Nosso trabalho é sério e continuaremos. 

Rodrigo Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário