segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prefeitura cria Comissão para acompanhar trabalho da Light e da Aneel

Depois dos recentes incidentes de explosões de bueiros, medidas são adotadas para proteger o cidadão e a cidade
04/04/2011
Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, dia 4, no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, a Prefeitura do Rio apresentou as providências a serem tomadas em relação aos recentes incidentes de explosões de bueiros da concessionária Light na cidade. O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, anunciou a criação, por decreto, de uma Comissão Multidisciplinar para acompanhamento das medidas a serem adotadas pela Concessionária Light e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda nesta segunda-feira a Procuradoria Geral do Município encaminhou duas notificações uma para a Aneel e outra para a Light.  De acordo com o secretário, a Prefeitura do Rio ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre a questão dos riscos e por isso a Procuradoria Geral do Município encaminhou uma notificação para Light e outra para a Aneel. No ofício enviado à Light, a prefeitura determina que a empresa apresente imediatamente a relação dos locais que oferecem risco à população e ao patrimônio público e ainda informe as medidas que serão adotadas para solucionar os problemas. Para a Aneel a prefeitura solicita que medidas urgentes e imediatas de fiscalização sejam adotadas para que a Light execute todas as providências necessárias.
 - A Prefeitura está agindo para resguardar o interesse da população, querendo saber e acompanhar as medidas que são de competência exclusiva da Light e da Aneel. A Prefeitura não tem poder de fiscalização sobre a empresa distribuidora de energia elétrica, mas nós, no interesse maior da população, iremos acompanhar com um terceiro ator independente - uma empresa de notória especialização - os trabalhos de manutenção e de prevenção da concessionária Light.  O decreto do prefeito Eduardo Paes será publicado nesta terça-feira, dia 5, no Diário Oficial do Município, estabelecendo a criação desta Comissão Multidisciplinar, que tem como objetivo acompanhar as medidas das concessionárias quanto aos problemas nos sistemas e equipamentos das redes subterrâneas de energia elétrica. A Comissão tem o intuito de conhecer e cobrar da Light e da Aneel a imediata adoção de todas as medidas necessárias para solucionar as causas que estão colocando em risco a população da cidade.
Este grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) e será composto por um membro da Seconserva, da Secretaria Municipal de Obras, da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) e da Subsecretaria de Defesa Civil.   O decreto autoriza ainda a contratação pela Rioluz, de instituição de notória especialização para dar suporte técnico e científico aos trabalhos da Comissão. Também fica documentado que a Light deverá informar, imediatamente, ao Centro de Operações Rio de todo e qualquer fato que caracterize risco iminente e coloque em perigo a população da cidade do Rio de Janeiro, a fim de que o Poder Público Municipal possa adotar as medidas de sua competência para resguardar a saúde, o bem-estar e a incolumidade pública da população da cidade.   O último grave acidente aconteceu na sexta-feira, dia 1º, por volta das 19h50, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, quando um bueiro da Light explodiu deixando cinco pessoas feridas.

Fonte: Portal PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO
Texto: Anna Beatriz Cunha Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário